sexta-feira, 17 de julho de 2009

Biocombustíveis

Desta vez, e para uma outra disciplina, foi-nos pedido que aconselhássemos aos nossos colegas um vídeo sobre um biocombustível. Depois de alguma pesquisa encontrei um que, a meu ver, de uma forma simples e divertida explica os principais conceitos relacionados com o biogás. Espero que o achem interessante, e sobretudo, que vos ajude a sistematizar algumas ideias sobre este biocombustíve.


4 comentários:

  1. Este video sobre a produção de biogás é um bom exemplo de como se podem integrar diversos processos para produzir um ou mais bens, utilizando resíduos como matéria prima.
    A produção do biogás necessita dum substracto, que neste caso era composto por três materiais diferentes, que serve de fonte de energia e carbono para o desenvolvimento e crescimento de alguns tipos de microorganismos, como as bactérias metanogénicas, sendo a produção do biogás resultante do metabolismo desses microrganismos.Os materiais utilizados na constituição do substracto, tal como demonstrado neste video, podem ser resíduos provenientes de outras actividades como a agricultura ou a indústria, tornando este processo não só importante como fonte de um biocombustivel mas também como forma de reciclagem de resíduos, juntando o útil ao agradável.
    Certamente que os entraves ao projecto apresentado serão principalmente o investimento, para montar todas as infraestruturas de armazenamento e processamento, que neste caso são em grande número; e a manutenção de condições óptimas nos fermentadores, visto que estes possuem grandes dimensões, de forma a que o processo ocorra com o máximo de rendimento. As vantagens são sem sombra de dúvida os baixos preços que estas matérias primas possuem, permitindo talvez que todo o processo possa ser rentabilizado.

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste video sobre biogás. Achei interessante haver a mistura do milho de silagem com o chorume e a possibilidade de ainda usar residuos liquidos da industria alimentar como substrato. Também gostei muito da explicação do processo de dessulfurização do gás, que não conhecia. Aquela parte de se ter de queimar o biogás se houver produção em excesso é que me parece um pouco mal gerida. Mas se calhar não deve haver uma solução mais segura.
    Achei o video e interessante e útil já que nunca tinha estudado nada sobre uma central de biogás produtora de electricidade.

    ResponderEliminar
  3. Biogás uma energia produzida de resíduos (matéria-organica) com auxilo a substratos e microorganismos. A produção de biogás não é rápida devido aos diversos processos envolvidos, entre os quais a fermentação, tratamento e purificação. Uma central de biogás produz também calor e electricidade, um beneficio ecológico para a sociedade. Mas acima de tudo, e na minha opinião a mais fascinante, produz grandes
    quantidades de fertilizante de boa qualidade.
    Esta central trabalha que com 15000 toneladas por ano necessita de apenas 5 horas diária de trabalho onde todo o processo é controlado tecnologicamente. Este tio de energia é uma mais valia nas zonas rurais por fazer uso dos residuos para produção de bens essenciais ao dia á dia da sociedade.

    ResponderEliminar
  4. Ah e as legendas deram muito jeito! Foi bem pensado teres posto legendas.

    ResponderEliminar